terça-feira, 16 de novembro de 2010

A AZEITONA

A oliveira é uma árvore omnipresente neste concelho e é em Outubro que os seus frutos mágicos passam do verde ao violáceo e por fim ao negro.
Podendo ser colhidos em todas as fases da maturação podem ser transformadas nessa deliciosa conserva que são as azeitonas pisadas, retalhadas ou curtidas em salmoura tradicional.
As primeiras azeitonas a poderem ser consumidas, verdes, são as pisadas.
Têm de ficar de molho durante uns 15 dias, e a água tem de ser sempre mudada diariamente para adoçá-las. Para consumir é só temperar com sal grosso.
As azeitonas maduras podem ser consumidas retalhadas em pequenos golpes com uma faca. Têm de ficar de molho durante uns 15 dias, e a água tem de ser sempre mudada diariamente para adoçá-las. São temperadas com sal grosso para consumo.
Para consumir durante o ano as azeitonas madura, são temperadas do seguinte modo: Num alguidar com água coloca-se um ovo, inteiro, vai-se temperando com sal até que o ovo suba à superfície, o chamado tempero á prova de ovo.
Depois deita-se essa água para o recipiente onde estão as azeitonas. Tempera-se com orégãos, louro, casca de laranja e um raminho de murta (para que fiquem rijas).

Sem comentários:

Enviar um comentário