terça-feira, 16 de novembro de 2010

O AZEITE

A história da azeitona e do azeite na Península Ibérica é muito anterior à fundação de Portugal. Onde hoje é Portugal, considera-se que muito provavelmente as oliveiras, azeitonas e azeite já existiam na Idade do Bronze.
Segundo rezam as crónicas, os Visigodos já a deviam ter herdado dos Romanos e estes, possivelmente, tinham-na encontrado na Península Ibérica.
Por sua vez, os Árabes mantiveram a cultura e fizeram-na prosperar, sendo que a palavra Azeite tem origem no vocábulo árabe az-zait, que significa “sumo de azeitona”.
No que se refere aos olivais existentes, aproximadamente quatro quintos das oliveiras cultivadas em Portugal são da variedade Galega. A elas se deve o carácter distinto do azeite Português.
Existem 7 regiões com Denominação de Origem Protegida (DOP): "Azeite de Moura", "Azeite de Trás-os-Montes", "Azeites do Ribatejo", "Azeites do Norte Alentejano", "Azeite da Beira Alta", "Azeite da Beira Baixa" e "Alentejo Interior". As azeitonas de mesa tal como o azeite são importantes na cozinha Portuguesa de norte a sul de Portugal.


Azeite, uma riqueza incalculável desde há muitos séculos, de que apenas alguns povos eleitos puderam desfrutar.
Hoje em dia em qualquer parte do mundo podemos ter acesso a este produto, que é considerado verdadeiro ouro alimentar, no entanto são apenas alguns os países e as regiões onde o Azeite tem origem, sendo o nosso Portugal um destes. É desde tempos antigos um dos produtos de excelência da região, sendo ao mesmo tempo sustento, cultura e modo de vida dos povos alentejanos.
Mais do que um simples tempero, é o único produto em que, por lei, se exige uma prova de degustação para atribuir a categoria comercial. Entre outros, as características de um azeite variam com o tipo de azeitona, o solo, o clima e as técnicas de cultura aplicada. Embora não seja critério único de qualidade, a acidez, dentro do mesmo tipo de azeite, deve ser a mais baixa possível. O limite legal máximo estabelecido para o azeite virgem extra é de 0,8 por cento. Para o azeite virgem, a acidez máxima é de 2%, enquanto o limite para o azeite (que contém azeite refinado e virgem) é de 1 por cento.
Das nossas azeitonas provêm os melhores azeites que para condimentar e confeccionar doces e sobremesas, para refogar e fritar, para temperar saladas, na preparação de molhos, não esquecendo as açordas, os pratos de bacalhau ou as caldeiradas.
Pode ser usado cru, sendo apropriado para marinadas, escabeches e vinagretes.
*

Sem comentários:

Enviar um comentário